Como FoiVeja a cobertura simulada do assassinato que provocou a 1º Guerra Mundial
- Bem vindo à cobertura da BBC Brasil de um momento chave da história que aconteceu há exatos 100 anos – o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando em Sarajevo. Para dar vida a esse momento histórico e torná-lo relevante para o público atual, estamos reencenando este evento usando técnicas modernas, para dar uma ideia de como ele seria coberto pela mídia de hoje.
- Começa a cobertura da BBC Brasil, em tempo real, da visita à Sarajevo do arquiduque Francisco Ferdinando da Áustria e sua esposa Sofia, duquesa de Hohenberg. Este é o encerramento do giro de quatro dias do casal pela Bósnia.
- Durante esta visita oficial, o casal ficou hospedado no luxuoso Hotel Bosna, em Ilidza, cerca de 10 km a oeste de Sarajevo.A agenda do arquiduque e de sua esposa foi bastante corrida nestes quatro dias. Ontem à noite, eles marcaram presença em um banquete especial para 41 convidados, entre eles as principais autoridades militares, civis e religiosas da Bósnia.O casal está neste instante a caminho de Sarajevo em um trem. A chegada está prevista para 9h50.
- Esta é a primeira visita do casal real à Bósnia desde que o país se tornou parte do Império Austro-Húngaro, em 1908.O arquiduque viaja com frequência pelo Império e já visitou alguns dos lugares mais longínquos do planeta – Austrália, Nova Zelândia, Nova Caledônia, Novas Hébridas, Ilhas Salomão, Nova Guiné, Sarawak, Tailândia, Hong Kong e Japão fizeram parte de um giro mundial em 1893.Sua mais recente visita à Grã-Bretanha foi em novembro do ano passado. O arquiduque e a duquesa Sofia se hospedaram com o rei George 5o e a rainha Mary em Windsor. Durante a estadia, o casal visitou a Floresta de Sherwood e o Castelo de Bolsover. Comenta-se que o arquiduque é "um profundo admirador de tudo o que é britânico".
- A visita à Bósnia é vista por muitos como um movimento por parte do imperador autro-húngaro Francisco José 1º para reforçar a presença real na região. A Bósnia-Herzegóvina se tornou parte oficial do império há seis anos, e a região recentemente assistiu a um grande investimento no setor militar.O imperador Francisco José, de 83 anos, é um dos monarcas europeus há mais tempo no poder, tendo assumido o trono em 1848. Mas está doente há alguns meses. Um episódio de saúde mais grave, em abril, deu origem a rumores de que Francisco Ferdinando se torne o imperador num futuro próximo.
- Apesar da fama de ter uma personalidade difícil nos círculos da nobreza europeia, o arquiduque ganhou a simpatia do público em 1900, ao escolher o amor em detrimento de seus deveres e se casar com uma dama de companhia, a condessa Sofia Chotek.O casamento ganhou as primeiras páginas dos jornais na Áustria. Como membro da Casa Real de Habsburgo-Lorena, ele deveria escolher uma noiva que viesse de uma família real. A união com Sofia foi finalmente autorizada com a condição de que seus filhos não fariam parte da linha de sucessão ao trono austro-húngaro.Sofia tem o título de duquesa mas não pode gozar de privilégios normalmente oferecidos a pessoas dessa categoria. Em Viena, ela é proibida de andar na carruagem real ou de se sentar nos camarotes reservados à família real. Mas, como a visita à Bósnia tem caráter militar, a duquesa Sofia restá recebendo todas as honras reais, e estará ao lado do marido durante o desfile programado para hoje.
- Hoje, o casal real também comemora 14 anos de casados. Aqui, eles aparecem em retrato feito pouco depois do casamento, quando ele tinha 36 anos e ela, 32.O correspondente para assutos da realeza, Nicholas Witchell, informa:"Francisco Ferndinando e a condessa Sofia Chotek se casaram há 14 anos, apesar de grande oposição da família do arquiduque, que acreditava que devido a família modesta da noiva, ela não deveria ser considerada uma pretendente. Francisco Ferdinando foi forçado por seu tio, o imperador, a declarar que o casamento seria 'morganático', que significa que a condessa não tem o mesmo status real que seu marido.""Mas, pelo menos para o arquiduque, hoje deve ser um dia feliz. É o aniversário do dia que seu tio finalmente concordou em permitir seu casamento com sua amada esposa, a condessa Sofia, que estará a seu lado durante a visita à Sarajvo."
- Outra data importante está sendo marcada hoje na região, o Vidovdan, ou dia de São Vito. Para os sérvios bósnios, que representam 40% da população da Bósnia, o 28 de junho também é um dia de comemorações. O dia marca o aniversário da derrota da Sérvia para os turcos em 1389, na chamada Batalha do Kosovo. A data celebra ainda a coragem demonstrada pelos soldados sérvios durante o confronto.
- Segundo a lenda, São Vito era um santo cristão da Sicília tornado mártir no século 4.
- Na Idade Média, habitantes da Europa Central comemoravam a festa de São Vito dançando em volta de sua estátua.
- Acredita-se que o santo protegia vítimas de doenças como a epilepsia e a coreia de Sydenham, que, por causar movientos involutários, também é chamada de “dança de São Vito”.
- É também o santo padroeiro da Boêmia e das cidades de Rijeka (Croácia), Cimmina (Sicília, Itália), Winschoten (Holanda) e St. Vith (Bélgica).
- Milhares de pessoas lotam as ruas pelas qual passará a comitiva real. A rota foi decorada com bandeiras e flores.
- O trem está chegando agora à estação de Sarajevo, onde a comitiva será recebida pelo general Oskar Potiorek, governador militar da Bósnia-Herzegóvina, e pelo prefeito de Sarajevo, Fehim Effendi Curcic.
- Sob o sol quente de Sarajevo, o arquiduque e a duquesa desembarcaram do trem e foram cumprimentados por dignatários.O arquiduque está vestido com o uniforme de general hussardo, com uma túnica de sarja azul e um capacete preto adornado com penas verdes de pavão.
- A duquesa Sofia veste um vestido branco com uma faixa vermelho-vivo, um casaco de pele de arminho e um chapéu de abas longas.
- O casal foi saudado por uma guarda de honra cerimonial, e a banda do 15º Batalhão do Exército executou o hino nacional da Áustria.
- A primeira parada da visita é a sede da Prefeitura, para os discursos oficiais de boas-vindas com o prefeito Curcic, que fará o curto percurso junto com o casal.Em seguida, o arquiduque fará uma visita ao Museu Nacional para depois se juntar novamente a sua esposa para almoçar na residência do governador.
- O casal faz, primeiramente, uma rápida visita ao quartel de Filippovic, em frente à estação, onde o arquiduque passará a tropa em revista.
- O casal deixa a estação em carro aberto, acompanhado pelo general Potiorek e outro funcionário do governo. Uma bandeira do Império Austro-Húngaro decora o veículo.
- A comitiva segue pela cidade, passando pelo Cais Appel, na margem norte do rio Miljacka.
- Os canhões da antiga fortaleza turca no leste da cidade disparam uma salva de 24 tiros para anunciar o início da visita.
- Gritos de "Zivio" ("Viva") ecoam enquanto o carro do arquiduque e de Sofia passa pela multidão que lota as ruas.A visita foi bastante divulgada nos jornais locais para incentivar uma grande presença do público no último dia do giro real pela região.
- A comitiva passa pelo Cais Appel em direção à sede da Prefeitura, um edifício de 1896 conhecido por sua arquitetura influenciada pelas tradições otomana e austríaca.
- Os carros da comitiva, a menos de 50 metros um do outro, passam por casas decoradas com bandeiras com o preto e amarelo da Casa de Habsburgo e o vermelho e amarelo bósnio.A maior parte da multidão está no lado do Cais Appel mais próximo ao centro, procurando por uma sombra. Alguns preferiram acompanhar o movimento da beira do rio.
- O carro do arquiduque acaba de passar pela delegacia central de polícia e o novo quartel do 15º Batalhão.
EXPLOSÃO
Tumulto perto da área por onde passa a comitiva do arquiduque.Nosso correspondente Allan Little informa ter escutado uma forte explosão. O carro do arquiduque teria deixado o local em alta velocidade. Ainda não se sabe exatamente o que ocorreu nem se alguém ficou ferido.- Os carros que seguem o arquiduque pararam. Um deles parece ter sido atingido.
- Policiais se deslocam no meio da multidão. A situação é bastante confusa. É possível ver muita fumaça e detritos espalhados.Recebemos relatos ainda não confirmados de que há feridos entre as autoridades e na multidão.
- Aparentemente, o carro do arquiduque também parou para que ele possa se informar sobre o ocorrido.
- Testemunhas dizem que a explosão foi causada por um tipo de bomba. Ainda não há confirmação oficial.
- Relatos dão conta de que o arquiduque e Sofia permaneceram em seu carro mas mandaram seu segurança, o tenente-coronel conde Frank Harrach para inspecionar o local da explosão.
- Mapa mostra o possível local do incidente.
- ATENÇÃO: Testemunhas afirmam ter visto que o carro do arquiduque foi alvo de um artefato que parecia ser uma bomba. Elas dizem que o próprio Francisco Ferdinando se deu conta do perigo e rebateu a bomba com o braço, fazendo com que o explosivo fosse parar no caminho do veículo que vinha atrás.
Urgente
Até 20 pessoas ficaram feridas na explosão, entre elas dois militares e uma mulher que fazia parte da comitiva real.- ATENÇÃO: Um homem já teria sido detido por envolvimento no incidente, segundo informações ainda não confirmadas. Ele teria tentado pular no rio para tentar fugir do local.
- ATENÇÃO: A duquesa Sofia teria ficado levemente ferida no incidente. Relatos dão conta de que ela foi atingida no rosto por detritos da explosão. O arquiduque teria saído ileso.
- ATENÇÃO: O arquiduque e a duquesa anunciaram que vão manter a visita como planejado.
- O arquiduque deu ordens para que a agenda seja mantida e minimizou o incidente. Ele teria dito ainda que o homem detido "é insano".
- O arquiduque e a duquesa Sofia acabam de chegar à sede da Prefeitura.O casal será recebido por dignatários das lideranças cristãs, muçulmanas e judias de Sarajevo.O itinerário oficial anuncia que o arquiduque assistirá a discursos, enquanto Sofia deve se reunir com as esposas dos líderes muçulmanos.O prefeito Fehim Curcic recepciona a comitiva real e faz um discurso de boas-vindas.
- Policiais no local da explosão prenderam algumas pessoas. Ainda não se sabe se algum deles é o autor da bomba.
- ATENÇÃO: Um dos oficiais feridos na explosão foi identificado como sendo o coronel Erich von Merizzi, que já foi levado ao hospital da guarnição.Médicos do Exército acabam de chegar ao local do incidente e a polícia já começou a evacuar a área.
- O arquiduque agora conversa informalmente com os dignatários presentes.
- O analista de segurança internacional da BBC, Frank Gardner, está na embaixada Sérvia (em Londres) e comenta os desafios enfrentados pelos organizadores da visita do arquiduque aos Bálcãs:"Estamos recebendo últimas informações sobre o plano de segurança do arquiduque. Eu fui avisado que pouco antes de começar sua viagem, seus próprios seguranças não foram autorizados a viajar no carro aberto com ele. Isso é extramamente raro, eles foram substituídos pela polícia local. A pergunga agora é, se o arquiduque continuará ou não sua visita."
SUSPEITO É DETIDO PELA POLÍCIA
A polícia anunciou ter detido um homem suspeito de envolvimento no atentado contra o arquiduque nesta manhã. O suspeito é o sérvio-bósnio, Nedeljko Cabrinovic, de 19 anos.Ele está na delegacia. Uma foto do suspeito foi divulgada.- O casal saindo da Prefeitura, de onde segue para o Museu Nacional.
- A comitiva deixa a sede da Prefeitura em alta velocidade. Aparentemente foram tomadas medidas extras de segurança. Um oficial do Exército foi colocado na lateral do mesmo carro para proteger o arquiduque.
Urgente
Foram ouvidos disparos nas proximidades da Ponte Lateiner, perto da Prefeitura. Ainda não se sabe exatamente onde está o carro do arquiduque.- Este mapa mostra o colocal dos desparos.
ARQUIDUQUE É BALEADO
O arquiduque Francisco Ferdinando foi atingido por tiros à queima-roupa. Mais informações em instantes.- Testemunhas dizem que o tiroteio ocorreu na esquina do Cais Appel com a rua Francisco José.
- Jornalistas no local relatam que o carro do casal real foi desviado para o sul, ao longo do Cais Appel, em direção à residência do governador.
- Ainda não se sabe a extensão dos ferimentos do arquiduque nem se outros membros da comitiva foram atingidos.
- ATENÇÃO: Policiais acabam de chegar ao local do tiroteio. Há sinais de brigas em meio à multidão.
- ATENÇÃO: Um grupo de policiais consegue parar um ataque violento da multidão a um jovem.
- ATENÇÃO: Policiais prenderam o jovem. Pessoas que estavam no local acusam o rapaz de ser o responsável pelo atentado ao arquiduque. Ainda não se sabe se há alguma relação entre este ataque e a explosão à bomba ocorrida no início da manhã.
- Segundo testemunhas, os carros da comitiva estavam tentando dar uma volta para trás no momento dos disparos. Algumas dizem ter visto um homem subir na lateral do carro do arquiduque e atirar duas vezes à queima-roupa.
- Testemunhas afirmam que o arquiduque aparecia sentado depois dos disparos. Algumas relatam que a duquesa caiu para a frente logo após os tiros.
- Autoridades confirmam que o arquiduque e sua esposa foram levados para a residência do governador, chamada localmente de “konak”.
- Correspondente especial da BBC nos Balcãs, Allan Little, enviou este vídeo.
- Dois padres são vistos entrando pelos portões do konak.
- Igrejas de Sarajevo começam a tocar seus sinos.
MORRE O ARQUIDUQUE FRANCISCO FERDINANDO
Autoridades bósnias confirmaram que o arquiduque do Império Austro-Húngaro e sua mulher, Sofia, morreram em decorrência de tiros disparados em um atentado em Sarajevo.- O suspeito de ser o autor do atentado à bomba que atingiu a comitiva real nesta manhã, Nedeljko Cabrinovic, disse à polícia que a bomba foi fornecida por uma "organização". Ele se recusou a dar mais detalhes e a revelar se ele faz parte de algum complô coordenado para assassinar o arquiduque.
POLÍCIA CONFIRMA PRISÃO DE SUSPEITO ASSASSINO
A polícia bósnia identificou o suspeito como sendo Gavrilo Princip. Ele está sob custódia na delegacia.As autoridades ainda não comentaram sobre uma possível ligação entre os dois ataques.- Um policial teria ficado ferido durante a prisão de Princip.
- ATENÇÃO:Uma testemunha, o estudante Danilo Pusili, contou que estava perto do carro do arquiduque na hora do atentado a tiros, e chegou a agarrar o suspeito pelo colarinho logo após os disparos. "Pensei em estrangulá-lo, mas aí pensei no meu Juiz Eterno e resisti à tentação", disse.
- Perguntas serão feitas sobre o esquema de segurança dessa viagem.Fontes bósnias dizem que quando o imperador Francisco José 1º visitou Sarajevo em 1910, a segurança teria sido bem mais rígida do que na visita de hoje. As ruas foram guardadas por soldados, e todas as pessoas que chegavam de fora da cidade tinham que se identificar formalmente junto às autoridades em um intervalo de seis horas.
- ATENÇÃO: Acabamos de receber esta foto do casal real, feita minutos antes do atentado a tiros.
- ATENÇÃO: O tenente-coronel Frank Harrach, guarda-costas que estava ao lado do arquiduque no momento do atentado a tiros, acaba de dar detalhes sobre os últimos momentos de Francisco Ferdinando e Sofia.
- Os corpos do arquiduque e da duquesa serão inicialmente velados no konak antes de serem transferidos a Viena.
- Em toda a cidade, as bandeiras estão sendo hasteadas a meio mastro.
- Está encerrada a simulação da cobertura da BBC Brasil, minuto a minuto, da visita à Sarajevo do arquiduque Francisco Ferdinando da Áustria e sua esposa Sofia, duquesa de Hohenberg. Seu trágico desfecho deu início à 1º Guerra Mundial.
Visita do arquiduque Francisco Ferdinando à Sarajevo
- O herdeiro do trono imperial pisa pela primeira vez em Sarajevo, seis anos após a controversa integração da Bósnia ao Império Austro-Húngaro.
- A saúde precária do imperador Francisco José, deu origem a rumores de que Francisco Ferdinando se torne o imperador num futuro próximo. Portanto, a visita é vista como uma forma de fortalecer a relação entre este território e o governo em Viena.
- A visita coincide com o 14º aniversário de casamento do arquiduque com a duquesa Sofia, que foi duramente criticado pela realeza austríaca, a ponto que nenhum de seus três filhos será o herdeiro do trono. A duquesa acompanha na viagem.
- Outro aniversário acontece neste 28 de Junho, a festa de São Vito, que marca a derrota dos sérvios contra os turcos na Batalha de Kosovo em 1389. A comunidade sérvia, 40% da população da Bósnia, lembra como um dia em que se tornou claro a coragem de seu povo.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial