terça-feira, 19 de agosto de 2014

Beto Albuquerque será o vice de Marina (Ilimar Franco)

19.8.2014 18h48m

           O anúncio só será feito amanhã, mas já foi definido que o vice de Marina Silva será o líder do PSB na Câmara dos Deputados, Beto Albuquerque (RS). Os últimos acertos estão sendo feitos agora, em Recife, numa reunião em que participam o presidente socialista Roberto Amaral; a mulher de Eduardo Campos, Renata; o prefeito de Recife, Geraldo Júlio; o candidato ao governo do estado, Paulo Câmara; e, o próprio Beto.

          A decisão já foi comunicada por Roberto Amaral à candidata Marina Silva. O lançamento da chapa será feito amanhã durante a reunião da direção do PSB, em Brasília. Na quinta-feira, será a vez de Amaral conversar com  os partidos aliados para formalizar a decisão pela coligação.

           A escolha foi feita por se tratar do líder na Câmara, por ter sido um dos articuladores da candidatura socialista e por ser próximo de Eduardo Campos. Além disso, a maioria do PSB convergiu para que ele fosse o representante na chapa. Beto foi favorecido ainda pela divisão interna do partido em Pernambuco, que queria a vaga, mas não fechou em torno de um único nome. Tinha três: Danilo Cabral (Ex-secretário da Educação e ex-secretário das Cidades), Fernando Bezerra Coelho (ex-ministro da Integração Nacional) e Maurício Rands (um dos coordenadores do programa de governo).

          O nome de Beto também foi bem recebido por Marina Silva. Ele abriu mão de uma aliança com o PP no sul e com a candidata ao governo, senadora Ana Amélia (RS), que lidera as pesquisas. O fez a pedido de Marina, que não queria uma aliança com setores do agronegócio. Por isso, Beto virou candidato ao Senado na chapa do candidato ao governo pelo PMDB, José Ivo Sartori.

          Esta saída foi articulada pelo presidente do PSB, Roberto Amaral, que desde o começo se colocou como "condutor do processo" defendido pela maioria: a candidatura Marina Silva. Desde a primeira hora, os socialistas chegaram à conclusão que não teriam um nome eleitoral à altura de Marina. E que a escolha de um quadro do partido comprometeria até mesmo o desempenho para a Câmara dos Deputados, Senado e governos estaduais.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial