quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Princípio da Enfermagem Sistêmica, da Teoria Sistêmica Ecológica Cibernética de Enfermagem, de Rosalda Paim 


          Princípio da Enfermagem Sistêmica


                 A Teoria Geral dos Sistemas que postula a existência de um universo interrelacionado, sistêmico, cujo fundamento é a organização sistêmica dos seres brutos (sistema físico), dos seres vivos (sistema biológico) dos instrumentos (sistema tecnológico) e das associações humanas (sistema social), constitui o alicerce fundamental da Enfermagem Sistêmica.

                  Corolários:

               - Neste Universo sistêmico, em que o conjunto dos seres vivos constitui um dos seus subsistemas, enquanto o dos humanos corresponde a sub-subsistema, cuja estrutura (anatomia), assim como o funcionamento (fisiologia), são eminentemente sistêmicos, impõe-se que sejam estudados mediante a utilização da abordagem sistêmica, daí a necessidade de se adotar, também, uma visão sistêmica na enfermagem - a enfermagem sistêmica, um dos pilares da Teoria Sistêmica Ecológica Cibernética de Enfermagem. 


             -  A partir da perspectiva sistêmica do Universo, dos seres vivos, dos humanos, da anatomia, da fisiologia, da enfermagem e da sua teorização, podemos nos referir:  
               No nosso planeta sistêmico, em que a sociedade, dia a dia, se torna mais estruturada como sistema, o Setor de Enfermagem deve ser designado e estudado sob a forma sistêmica (como sistema de enfermagem e  subsistema do setor Saúde ou sub-subsistema do setor Social).
          No âmbito do processo produtivo, inclui-se a enfermagem como subsistema do sistema industrial terciário (prestação de serviços), cujo produto final é a assistência de enfermagem.
        O subsistema de enfermagem representa importante elo entre o homem (família, comunidade, sociedade) e o sistema de saúde.
           O "telos" (objetivo, propósito) do sistema de enfermagem coincide com o do paciente (cliente) e com o do sistema de saúde, ou seja, "permitir que os indivíduos de uma sociedade mantenham, durante o maior tempo possível, o mais alto nível de saúde permissível pelo seu potencial genético e as circunstâncias ambientais".
         Para atingir seu "telos", a enfermagem exerce asações de enfermagem, que consistem na transferência de negentropia do enfermeiro para o cliente e/ou  ambiente ou .para um e/ou outro, com o objetivo de ou eliminar ou, ao menos,  diminuir suas condições entrópicas.
         O Sistema de enfermagem é o agregado dos serviços de enfermagem integrantes de todas as instituições que prestam serviços  e  distribuem bens de saúde, na área considerada.
      Entre os aparelhos prestadores de assistência de enfermagem podemos citar os Departamentos, Divisões, Serviços ou Seções de enfermagem dos Ministérios, Secretarias Estaduais ou Municipais de Saúde, Hospitais, Centros ou Postos  de  Saúde, que constituem subsistemas do sistema de saúde.